Como Criar uma Pauta de Conteúdo para Blog

Se você tem um blog, certamente já deve ter notado a importância de ter um conteúdo de qualidade. Hoje em dia, não basta apenas ter um conteúdo de qualidade, você precisa também resolver as dores de quem está na internet buscando informações e acaba achando o seu blog. Se você está lendo esse artigo, talvez você tenha a dor de não saber como criar um bom conteúdo para o seu blog, talvez você não tenha organização para conseguir elaborar a sua pauta de conteúdo. Na pior das hipóteses, você nem mesmo costuma fazer pautas de conteúdo para o seu blog, o que é um erro muito comum cometido por blogueiros.

No artigo de hoje vou mostrar o que eu faço para elaborar as pautas de conteúdo de meus blogs e como você pode copiar o meu método para colocar no seu blog algo que os leitores realmente gostem 🙂

Vale a pena também você dar uma olhada no artigo Como Ganhar dinheiro com Blog em 2017!

como fazer uma pauta de conteúdo para blog

Faça um Benchmarking

A primeira dica sobre como criar uma pauta de conteúdo para blog é o Benchmarking. Você já ouviu falar sobre Benchmarking? Ele é muito usado pelas empresas para descobrir quais são as boas práticas que outras empresas do setor estão fazendo. A melhor maneira de aplicar isso no seu blog é visitar os blogs de seus concorrentes ou parceiros e descobrir quais são as boas práticas de conteúdo que eles estão executando. Não estou dizendo para você copiar o conteúdo de outros blogs, mas apenas tirar ideias de conteúdo com base nos conteúdos mais acessados de outros blogs.

Muitos blogs possuem uma área de “posts mais lidos”. Com base nisso você irá saber no que o público-alvo do nicho está interessado.

Para você achar diversos sites eu recomendo que entre no http://alternativesite.net/

Usar o Planejador do Google para Criar Pauta de Conteúdo

Quando falamos a respeito de como criar uma pauta de conteúdo para blog sempre temos que lembrar do Planejador de Palavras Chave do Google. Com ele você saberá quais são as palavras-chave com maior volume de buscas do seu nicho. Aqui um erro muito comum é fazer artigos com base apenas no volume de buscas. É necessário que você tenha cuidado também com a concorrência da palavra-chave, para isso indico que leia o artigo como fazer análise de concorrência com o Sem Rush.

Nos últimos dias o Google fez uma alteração no Keyword Planner e desde então para ter o volume exato de buscas de determinada palavra-chave você precisa colocar uma campanha para rodar no Adwords e depois apenas pausar essa campanha. Para ser mais específico, antes você conseguia ver o número exato de buscas, por exemplo “370”. Agora, para quem não é anunciante aparece apenas uma estimativa, por exemplo “100 a 500”.

Usar o Sem Rush

Sem rush

O Sem Rush é uma ferramenta de SEO gratuita que pode ajudar muito você a saber quais são as palavras-chave que geram mais tráfego para os concorrentes do seu site. Aqui novamente vale a pena fazer a leitura do artigo que citei acima!

Imagina que louco você descobrir a palavra-chave que gera mais tráfego para o seu concorrente e conseguir fazer um artigo para ranquear na frente do artigo dele no Google?

Se você quer aprender SEO do zero eu recomendo que você dê uma olhada no Curso Gerador de Tráfego do Vicente Sampaio.

Youtube

O Youtube é o segundo mecanismo de busca mais usado atualmente, perdendo apenas para o Google. Através do youtube você pode tirar excelentes ideias para a pauta de conteúdo do seu blog. Para isso é necessário estar inscritos nos principais canais do seu nicho e sempre ficar de olho nos vídeos que esses canais estão postando. Você pode ver quais são os vídeos mais assistidos e também quais são os vídeos que geraram mais curtidas e comentários.

Recomendado: Curso Viver de Youtube da Karyne Otto

Conclusão

Esse conteúdo foi útil pra você? Te ajudou? Espero que sim =)

Agora que você já sabe como criar uma pauta de conteúdo para blog, é hora de colocar a mão na massa e sempre se esforçar para produzir um conteúdo de qualidade. Um grande erro cometido é se preocupar com a quantidade de palavras do artigo, quando na verdade o que importa mesmo é a utilidade dele, mesmo que tenha poucas palavras.

Se você curtiu essas dicas, deixe abaixo um comentário e avalie esse artigo!

 

guilhermesilveira

Em 2014 eu estava desempregado e sem grana. Então eu vi que era possível usar o meu blog para ganhar dinheiro. Hoje eu possuo mais de 10 sites no ar que me geram renda de forma automática! Eu criei esse blog com o objetivo de compartilhar um pouco do que aprendi em mais de 2 anos vivendo apenas dos ganhos online! Vamos juntos pro #topo

Website:

1 Comentário

  1. Nicolle Oliveira

    Nossa, seu artigo está excelente, já salvei seu blog aqui nos meus favoritos. Eu gostaria de saber que curso você recomenda pra quem é iniciante e quer aprender a ganhar dinheiro online.

    Estou meio perdida e queria entrar nesse mercado, mas tenho receio sabe? Por isso eu preciso de recomendação. Obrigada e beijosss.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *